José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Gerente comercial de SP emagrece 30 kg para evitar cirurgia no joelho

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gerente comercial de SP emagrece 30 kg para evitar cirurgia no joelho

Paulo Roberto Pinheiro descobriu lesão após cair em partida de vôlei.
Jovem mudou alimentação e agora vai 5 vezes por semana à academia.
Fonte: G1
A A A
Um jogo de vôlei foi decisivo para o gerente comercial paulistano Paulo Roberto Pinheiro, de 28 anos, abandonar de vez o sedentarismo e eliminar 30 kg. Não porque ele tenha tomado gosto pelo esporte, ao contrário: na hora de levantar a bola para um amigo, Paulo caiu, bateu o joelho direito no chão e sofreu uma fratura óssea.
Ao fazer exames, descobriu também um problema na cartilagem, decorrente do excesso de peso adquirido nos sete anos anteriores – 101 kg.
O médico foi bem claro: ou Paulo emagreceria, ou teria que passar por uma cirurgia no joelho, que por causa do problema ósseo acabou engessado e ainda resultou no afastamento do trabalho por três meses.
“Eu já sentia dores no local, mas nunca tinha ido ao médico, por falta de tempo. A fratura no osso foi se recompondo, fiz 30 sessões de fisioterapia. Mas a outra lesão só melhoraria mesmo se eu perdesse peso”, diz.
Em cinco meses, o gerente comercial chegou aos 71 kg, em 1,67 m de altura. Deixou para trás uma obesidade grau 2 e já está quase saindo da faixa de sobrepeso.
Refeições light e academia
“Tinha uma alimentação bagunçada, sem horários, e comia muitas besteiras. Cortei refrigerante, doces e massas, e incluí saladas, sucos naturais, leite desnatado, gelatina e torradas. Troquei ainda o café, que sempre atrai o pão, pelo chá”, enumera o paulistano.
Para isso, Paulo contou com a orientação de um endocrinologista e um nutricionista. Em março, depois de ser liberado para a atividade física, matriculou-se na academia, aonde vai cinco vezes por semana, durante 1h30 a 2h, para fazer musculação, pilates, step e jump – tudo dentro de seus limites.
“Estou fortalecendo o joelho e quero ganhar massa magra. O bom é que tenho a companhia da minha mulher, Edilene, que aderiu à mudança de hábitos e já perdeu 11 kg”, afirma. O casamento de 11 anos melhorou muito, segundo ele, e a autoestima no emprego também, já que o gerente atua em uma corretora de seguros e se relaciona com vários clientes.
Histórico familiar e roupa nova 
Além do casal, Paulo cita outros casos de sobrepeso na família: os pais e irmãos, que hoje valorizam o esforço que ele fez para vencer a tendência genética. E a nova geração, a filha de 8 anos, não apresenta o problema, pelo contrário: cuida muito da aparência e da saúde. 
O paulistano comenta que chegou a pensar em redução de estômago, mas os exemplos que tem a seu redor não são bons. “Conheço pessoas que ficaram muito flácidas ou com a saúde comprometida”, cita.
Como consequência da perda de 30% do peso corporal, Paulo ficou sem a maior parte das roupas, doadas para amigos. Sua costureira “milagrosa”, como ele define, conseguiu fazer alguns ajustes e reformas. Mesmo assim, foi difícil adaptar-se às peças antigas, já que o tamanho das calças diminuiu de 50 para 40 e o das camisas, de 3G para P.
“Acima de qualquer coisa, é preciso acreditar em si mesmo e ter determinação. Também se deve cuidar sempre, ficar alerta”, completa.
FONTE: http://www.expressomt.com.br/variedades/gerente-comercial-de-sp-emagrece-30-kg-para-evitar-cirurgia-no-joelho-15189.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário