José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Hospital universitário faz cirurgia de obesidade

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hospital universitário faz cirurgia de obesidade

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco promove hoje mutirão contra obesidade. As cirurgias irão beneficiar 12 pacientes portadores de obesidade mórbida. Quatro cirurgiões gerais, oito médicos residentes, dois enfermeiros, dois assistentes sociais, além de uma equipe de apoio administrativo estão participando da ação, que visa reduzir a fila de espera para o procedimento no HC. Atualmente, há 270 pacientes cadastrados aguardando para serem operados. 

O procedimento, que dura em média três horas, será feito por videolaparoscopia (técnica minimamente invasiva) em 60% dos pacientes e 40% deles serão submetidos à técnica convencional. “A cirurgia tem riscos como qualquer outra e esses pacientes são mais graves com comorbidades como diabetes e hipertensão. Se faz necessário então uma retaguarda de leitos de UTI", explica o chefe da Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz. 
A gastroplastia é indicada para pessoas com obesidade mórbida, ou seja, índice de massa corporal (IMC) acima de 40 e acima de 35 com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial). Ela consiste em reduzir o tamanho do estômago e excluir parte do intestino contribuindo para o processo de emagrecimento.

O HC oferece o serviço desde 1997 e já operou mais de dois mil pacientes São realizadas, em média, 10 cirurgias por mês e a equipe é composta de cirurgiões e grupo multidisciplinar englobando enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social). O tempo de espera para o procedimento é de dois anos em média. 

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120520083014

Nenhum comentário:

Postar um comentário