José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Factores que contribuem para a obesidade: A flora intestinal

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Factores que contribuem para a obesidade: A flora intestinal

Apesar da ciência assumir o conceito de balanço energético como basilar na questão da obesidade, parecem existir indivíduos com pré-disposição para a obesidade, que apesar de ingerirem menos calorias do que as que gastam, mantém a dificuldade em perder peso.
O papel da flora intestinal na obesidade
Pesquisadores investigam agora a possibilidade da flora intestinal intestinal desempenhar um papel de influência no risco de obesidade, pois os indivíduos obesos tendem a ter um perfil microbiótico diferente do dos indivíduos magros. A bactéria comum na obesidade parece ter a capacidade de metabolizar os alimentos de a colher mais calorias, e consequentemente  armazená-las como gordura.
Numa investigação do Instituto Francês para o Desenvolvimento Agrícola foram transferidas as bactérias pro-obesidade e as resistentes à obesidade para o trato de ratos livres sem microflora inata. A alguns animais foi fornecida uma dieta regular, enquanto que outros tiveram livre acesso a uma dieta rica em gorduras. Os animais do primeiro grupo ingeriram mais alimentos, ganharam mais peso e tornaram-se mais obesos do que os do segundo grupo.
Uma das conclusões retiradas desta investigação foi que a diferença nos microorganismos presentes no intestino podem estar relacionados com mudanças comportamentais e aumento da ingestão, e que essa mesma microflora podem influenciar a capacidade de resposta a uma refeição.
Esta é mais uma evidência que aponta não só para a importância da dieta, mas sobretudo para o peso que a mesma tem na flora intestinal, e por esse meio na saúde global de cada um.
Receita: Contribuição para uma flora intestinal saudável
Existem vários factores que são determinantes no estado da flora intestinal, mas três deles são de gestão bem simples:
  1. Mastigação: Se os alimentos não forem mastigados e insalivados correctamente chegam mal digeridos ao estômago, logo não só existirá um subaproveitamento no que diz respeito aos nutrientes, como também a porção não mastigada poderá fermentar e promover a proliferação de bactérias nocivas, que competirão com as outras.
  2. Beber às refeições: Provoca reprodução de bactérias nocivas, alterações do PH do sistema digestivo e diluição do ácido clorídrico do estômago.
  3. Utilização regular de antiinflamatórios, antibióticos ou anticontraceptivos provocam danos, que podem ser irreversíveis, na flora intestinal.
    FONTE: http://lessismor.wordpress.com/2012/05/15/factores-que-contribuem-para-a-obesidade-a-flora-intestinal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário