José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Prefeitura lança programa Saúde nas Escolas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeitura lança programa Saúde nas Escolas


FOTO: SANTANA
Projeto une secretarias visando à prevenção de doenças

BARRA MANSA
Uma aliança entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação foi celebrada, na tarde de ontem, durante o lançamento do Programa Saúde nas Escolas (PSE), realizado no Parque Municipal de Saudade. Os secretários de Saúde e Educação, Wilton Néri e Mauro de Paiva Luciano, respectivamente, participaram do evento presidido pelo prefeito José Renato (PMDB).
“Esperamos que esse programa possa nos ajudar enquanto educadores a trabalhar com temas como drogas, sexualidade, em especial a gravidez na adolescência e obesidade, entre outros. Este programa veio para alavancar, trazer mudanças e avanços a nossas comunidades escolares”, discursou o secretário de Educação.
O PSE prevê o trabalho conjunto das Unidades de Saúde da Família e das escolas. Para tanto, projetos dos profissionais de saúde deverão ser incluídos no Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino. O trabalho desenvolvido na rede pública será transmitido à Secretaria Estadual de Educação e ao Ministério da Educação, que instituiu o programa a nível nacional visando à prevenção de doenças.
“A gente observa hoje pessoas muito jovens, com trinta, quarenta anos, que não tiveram orientação e por isso sofrem de doenças degenerativas, como hipertensão e diabetes, que começam a ser desenvolvidas já na infância”, relatou o secretário de Saúde Wilton Néri, comentando a importância da prevenção desde os primeiros anos da vida.
Em seu discurso, o prefeito Zé Renato destacou a capacidade de crianças e jovens de multiplicar informações. “Não adianta resolver o problema só depois que ele já foi colocado. Daí, a importância da prevenção. Mesmo que a informação não seja aplicada naquela criança, ela pode chegar a alguém da família. Não existe multiplicador melhor que crianças e jovens. Esse programa chega com certeza de sucesso, no lugar e momento certos. Vamos poder sentir o reflexo dele na saúde da população”, disse.
O Programa uniu, segundo o Wilton Néri, as duas secretarias que detêm maior orçamento e responsabilidades. Sobre o investimento, o prefeito ressaltou o aumento verificado nos últimos anos. “Nós, enquanto gestores da saúde, temos feito o possível para investir cada vez mais em saúde. Nosso orçamento passou de R$11 milhões para mais de R$60 milhões em 2011 e a população não cresceu nessa proporção”, afirmou Zé Renato.
Assistiram à apresentação do programa diretores de escolas da rede municipal e profissionais das secretarias de saúde e educação, como aqueles que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Participou, ainda, o diretor regional do Médio Paraíba da Secretaria Estadual de Educação, Marcos Dias Vieira, e sua equipe.
Saúde nas Escolas
O programa foi elaborado atendendo à Portaria nº 524, de 26 de março de 2012, expedida pelo Ministério da Saúde. O projeto tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Postado em 25/05/2012 11:04:38
FONTE: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=15472

Nenhum comentário:

Postar um comentário