José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Hipertensão atinge uma a cada três pessoas no mundo

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hipertensão atinge uma a cada três pessoas no mundo

Foi divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual, dados sobre o nível de pressão sanguínea e glicose de pessoas de todo o mundo. A hipertensão é um mal silencioso que se define pela ausência de sintomas bem definidos retardando o diagnóstico da doença que, muitas vezes, é feito somente quando complicações mais elevadas aparecem. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, dentre os fatores de risco para mortalidade, a hipertensão explica 40% das mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 25% daquelas por doença coronariana.
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado no mês passado, indica que 22,7% dos brasileiros adultos sofrem de hipertensão. A prevalência da doença avança com a idade. Quase 60% da população com mais de 65 anos têm a doença, que é considerada crônica. Na faixa etária de 18 a 24 anos, apenas 5,4% são diagnosticados com hipertensão.
A doença é caracterizada pela pressão arterial igual ou superior a 14/9. O mesmo relatório da OMS também trata da prevalência mundial do diabetes. De cada dez adultos, um sofre da doença.
A hipertensão contribui para 50% das mortes por derrame e 45% por problemas cardíacos sendo importante ressaltar que 90% dos casos de hipertensão não têm suas causas claramente definidas. Nos outros 10% dos casos as causas podem ser problema do sistema renina-angiotensina (hormonal), problemas renais, arteriosclerose, síndrome de Cushing, doenças da tireóide, uso de medicamentos (antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes nasais, inibidores de apetite, etc.), além da obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o estresse.
Pessoas hipertensas devem eliminar ou reduzir o sal de sua dieta, substituindo-o por temperos como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, devem também evitar o consumo de temperos industrializados como o ketchup, mostarda, molho shoyu e concentrados. Devem ficar atentos também aos alimentos conservados como azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha.
Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, o paciente hipertenso deve seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais. Aumentar o consumo de potássio também auxilia o controle da pressão, isto pode ser feito através do aumento no consumo de frutas e verduras. A hipertensão não tem cura, por isso é preciso investir na prevenção.

FONTE: http://www.jintegracao.com.br/noticias/item/396-hipertens%C3%A3o-atinge-uma-a-cada-tr%C3%AAs-pessoas-no-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário