José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Risco de obesidade é o dobro em crianças nascidas por cesárea, diz estudo

terça-feira, 29 de maio de 2012

Risco de obesidade é o dobro em crianças nascidas por cesárea, diz estudo

Segundo pesquisa, maior risco de sobrepeso na infância poderia estar relacionado a diferenças na flora do aparelho digestivo do bebê causadas pelo tipo de parto

Nível de obesidade é duas vezes maior entre os bebês que nasceram por cesariana - Reuters
Reuters
Nível de obesidade é duas vezes maior entre os bebês que nasceram por cesariana
De acordo com pesquisadores do Boston Children's Hospital, em Massachusetts, quando as crianças atingem os três anos, o nível de obesidade é duas vezes maior entre as que nasceram por cesariana.
A equipe acredita que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido. Segundo os especialistas, haveria diferenças na composição da flora bacteriana do aparelho digestivo adquirida no parto normal e na cesária.
O estudo acompanhou 1.255 mulheres com seus bebês de 1999 a 2002 e foi publicado no Archives of Disease in Childhood.
Os bebês foram medidos e pesados ao nascer e quando atingiram três anos. Cerca de um quarto havia nascido por cesárea e o restante por parto normal.
Os pesquisadores encontraram uma relação entre massa corporal, espessura da pele e a forma como a criança nasceu.
Eles também descobriram que as mulheres que fizeram cesária tendiam a pesar mais que as que tiveram parto normal - uma característica que poderia influenciar a tendência a obesidade em seus bebês.
Segundo Patrick O'Brien, porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas, apesar de os resultados serem interessantes, a amostra do estudo ainda é pequena: "É preciso tentar replicar esses resultados em um grupo maior de mulheres."
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,risco-de-obesidade-e-o-dobro-em-criancas-nascidas-por-cesarea-diz-estudo,877238,0.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário