
Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe
Durante cinco anos foram aplicadas injeções de testosterona em 115 homens de 61 anos, com produção insuficiente do hormônio.
Eles emagreceram, em média, 16 quilos. O hormônio masculino ainda melhorou a energia e a motivação para a realização de exercícios físicos. Porém, antes que vire moda também entre as mulheres, enlouquecidas pela boa forma, é preciso alertar que a utilização para emagrecer merece cautela, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), oncologista Dr. Anderson Silvestrini. Isso porque o hormônio esteróide, secretado pelos testículos do homem e, em menor quantidade, pelos ovários da mulher, afeta o desenvolvimento cerebral e o comportamento sexual, e tem sido vinculado ao câncer de próstata e a doenças cardíacas.
"A testosterona sintética é uma droga que pode trazer sérios efeitos para a saúde. Como tratamento em massa para a obesidade não é significativa. Não se deve correr o risco de desenvolver câncer de próstata ou doença cardíaca por um pouco de perda de peso. Que, além de tudo, não será duradoura, só permanecerá enquanto se estiver tomando o hormônio", comenta o especialista.
O oncologista adverte que é fundamental manter o peso sob controle, mesmo porque homens com sobrepeso de mais de 20 quilos têm duas vezes mais chances de desenvolver tumor de próstata. A informação é de um estudo recente realizado por cientistas australianos e publicado pela Revista Internacional do Câncer. Foram analisados os casos de 17 mil homens entre 40 e 69 anos de idade.
Silvestrini explica que assim como os hormônios, a quantidade de células de gordura é responsável pelo desenvolvimento da doença. "O excesso de gordura desequilibra o metabolismo e, dessa forma, altera também os níveis de testosterona, fazendo com que as células saudáveis sejam agredidas e transformadas em precursoras de um tumor."
leia também
Se obesidade pode vir a provocar câncer, tomar hormônios para emagrecer também não é indicado. Então, qual seria a solução? Especialista reforça que não há receita mágica: "alimentação saudável somada à prática regulares de exercícios físicos é essencial para o combate à obesidade e ajuda a evitar não só o câncer de próstata como uma série de outras doenças."
FONTE: http://vilamulher.terra.com.br/hormonio-masculino-emagrece-mas-e-temporario-11-1-60-799.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário