José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Sonolência em excesso pode causar obesidade

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sonolência em excesso pode causar obesidade

foto: Divulgação
Sono no trabalho
Durma bem para não ficar cochilando durante o dia

Sono diminui a atividade do córtex pré-frontal, que controla os impulsos por guloseimas

Muitas vezes sentimos sonolência diurna em excesso, mas não nos damos conta de que esse pode ser um sintoma de um distúrbio do sono. A sonolência excessiva, ou hipersonia, pode ser sinal de apneia obstrutiva ou insônia noturna. Além disso, uma pesquisa americana apresentada recentemente no encontro da Associação das Sociedades Profissionais Relacionadas ao Sono indicou que pessoas que se sentem sonolentas durante o dia podem ter mais dificuldades para resistir a alimentos com alto teor calórico.

O comportamento acontece porque o sono diminui a atividade do córtex pré-frontal, que desempenha um papel importante no processo de inibir impulsos, nos deixando mais suscetíveis a consumir guloseimas.

Segundo Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, esse pode ser um dos fatores que aumenta o número de obeso. "O homem na atualidade está em constante estado de vigilância e ansiedade. A falta do sono renovador faz com que ele não reponha as energias gastas durante o dia, incentivando a procura por alimentos calóricos", afirma.

O tratamento para a sonolência excessiva implica no tratamento dos distúrbios que atrapalham o sono durante a noite. "É importante que as pessoas tenham, em média, um período de 7 a 8 horas de sono por dia, para que os prejuízos da privação do sono não surjam em longo prazo. A manutenção da postura correta durante toda a noite associada ao uso do travesseiro em altura e suportes apropriados também são fundamentais para que tenha se um sono revigorante", completa Renata.

FONTE: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/06/a_gazeta/indice/vida/1261788-sonolencia-em-excesso-pode-causar-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário