José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Campanha da Fraternidade promove ação de saúde no Benedito Bentes

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Campanha da Fraternidade promove ação de saúde no Benedito Bentes


Ascom
Diocese de Palmeira faz abertura da Campanha da Fraternidade
Diocese de Palmeira faz abertura da Campanha da Fraternidade
Anualmente, a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade, trazendo uma temática para a reflexão de todos.Para 2012, foi escolhido o tema: Fraternidade e Saúde Pública, com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O objetivo da Campanha é também motivar a realização de ações que possam contribuir para as mudanças das realidades que assolam a sociedade. É por isso que, mais uma vez, a Paróquia São Maximiliano Kolbe do Benedito Bentes 1, dará a sua contribuição, realizando no próximo domingo, 15, das 8h30 às 14h, uma ação social que prestará serviços de saúde gratuitamente.
O Pároco da comunidade, Petrúcio Ramires, convida a todos a participarem do evento que iniciará após a Missa dominical, oferecendo serviços como: aferição da pressão arterial, teste do pé chato (para crianças), aplicação de flúor, cálculo de IMC, ginástica, verificação de cárie, recreação, palestras educativas, entre outros. “Temos que sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saú­de Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”, reforça ele nas pregações, a focar o texto base da Campanha.
A Igreja Católica destacou o tema por várias questões, como o fato do Sistema único de Saúde não atender a contento a população; além das grandes preocupações atuais que merecem atenção, como as doenças crônicas não trans­missíveis (doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, cân­ceres, doenças renais crônicas e outras); doenças transmissíveis (AIDS, tuberculose, hanseníase, influenzae ou gripe, dengue e ou­tras); fatores comportamentais de risco modificáveis (tabagismo, dislipidemias por consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal, obesidade, ingestão insuficiente de frutas e hor­taliças, inatividade física e sedentarismo); dependência química e uso crescente e disseminado de drogas lícitas e ilícitas (álcool, crack, oxi e outras); causas externas (acidentes e violências).
Dados estatísticos mostram a relevância do tema. Segundo a ONU o tabagismo (dependência física e psicológica do cigarro), no Bra­sil, ainda mata cerca de 200 mil pessoas por ano, sendo a 5ª maior causa de morte no País. O INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que pelo menos 2,7 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo.
A OMS projeta que em 2015 vai existir cerca de 2,3 bilhões de pesso­as com excesso de peso e 700 milhões de obesos, indicando au­mento de 75% nos casos de obesidade em 10 anos. No Brasil, há 48,1% de pessoas com excesso de peso, sendo 15% de obesos. Estudiosos afirmam que menos de 15% da população adulta praticam alguma atividade física, ou seja, não busca melhor qualidade de vida.
O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes informou que cerca de 5% da população mundial (mais de 200 milhões de pessoas) já fez uso de drogas ao menos uma vez. O Brasil, em pesquisa, nos últimos anos, apareceu como o segundo maior mercado de cocaína das Américas, com cerca de 870 mil usuários adultos (entre 15 a 64 anos).
De acordo com o CEBRID, atualmente 18% da população adulta consomem álcool em excesso. Outra problemática em relação ao uso do álcool é que ele está relacionado a cerca de 60% dos acidentes de trânsito e a 70% das mortes violentas no País.
Os dados revelam que muito ainda deve e pode ser feito para mudar o retrato, o cenário da saúde não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, o que se sabe é que cada passo é de fundamental importância. Foi pensando assim que, o grupo Acreditar no Amor, que faz parte da Paróquia São Maximiliano Kolbe, idealizou essa ação social que acontecerá no salão paroquial, próximo ao termina rodoviário do Benedito Bentes.
“Driblar as dificuldades acreditando na mudança é um grande passo para a vitória que esperamos: a melhoria na saúde pública. Sabemos que muito precisa ser feito, mas temos a plena convicção de que cada atitude em prol de um objetivo, pode contribuir para que muitas pessoas suscitem o espírito fraterno e comunitário, e também busquem praticar ações que propiciem uma vida mais saudável e maior atenção aos enfermos. Enfim, unam-se a nós na mobilização pela melhoria no sistema público de saúde e na busca por uma melhor qualidade de vida”, disse um dos integrantes do grupo.
FONTE: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Macei%F3&vCod=122972

Nenhum comentário:

Postar um comentário