José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Chegada do outono favorece ganho de peso, diz médico

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Chegada do outono favorece ganho de peso, diz médico

A transição do verão para o outono representa muito mais do que apenas a mudança de temperatura. Durante os dias mais frescos, a tendência é o exagero na alimentação, visto que, nesta época do ano, o paladar pede pela ingestão de um cardápio rico em comidas quentes, calóricas e exageradamente gordurosas. Esse parâmetro reflete a acentuada taxa de obesidade no País, pois 15% da população é obesa e 55% tem sobrepeso. Com a finalidade de evitar o crescimento destas estatísticas, é lembrado no dia 31 de março, o Dia Nacional da Nutrição.

Somando os números, os problemas de excesso de peso chegam a 70% e é possível afirmar, com propriedade, que o brasileiro se alimenta irregularmente, segundo o Dr. José Eduardo Salles, Professor de Endocrinologia da Faculdade da Santa Casa de São Paulo. "O outono é uma época em que as pessoas exageram nas refeições. Algumas escolhas inadequadas como o pão com queijo amarelo, ao invés do queijo branco, acentua e contribui para o excesso de peso", revela o especialista. A densidade calórica de um determinado alimento é crucial para medir a quantidade de gordura existente. Assim, quanto mais calorias, maior a taxa de gordura no corpo, o que dificulta sua eliminação do organismo.

Um grande inimigo da balança é o consumo excessivo de carboidratos e gordura, presentes também no arroz e feijão, prato considerado uma das preferências nacionais. O açúcar também figura dentre os vilões e o especialista afirma que o brasileiro também se excede neste quesito. "Enquanto um chinês consome cinco gramas de açúcar por ano, no Brasil as pessoas ingerem cerca de 50 gramas anualmente", diz.

Portanto, para evitar tornar-se um obeso em potencial, a alimentação balanceada é fundamental, especialmente neste período. O consumo de carboidratos, por exemplo, não é proibido, já que o alimento contém alguns nutrientes necessários ao organismo, mas pecar pelo excesso é a pior opção. Carboidratos com baixas calorias são boas alternativas, além da troca de um alguns hábitos. "Prefira o molho vermelho ao branco no macarrão e, quanto aos doces, não é proibido comer, mas faça-o moderadamente", aconselha o Dr. José Eduardo.

Sopas e Cremes

Para aquecer o estômago, é fato que muitas pessoas optam pelo preparo da sopa e do creme. No entanto, estes pratos podem ser tão ou mais calóricos do que um almoço, por exemplo. Alguns cremes possuem uma grande quantidade de gordura, como os de milho, bacon e queijo, enquanto que algumas sopas preparadas com arroz ou macarrão tornam-se refeições pesadas e muito calóricas. Neste caso, prepare uma sopa de legumes, sem adição de queijo e evite o uso de caldos de carne.

Bebidas

Sem dúvida, as bebidas quentes também são as mais pedidas pelos brasileiros nesta época do ano e o chocolate quente lidera o ranking. No entanto, o excessivo consumo da combinação entre leite e chocolate em pó também é considerada calórica, especialmente pelo nível de açúcar presente na bebida. Assim, uma opção saudável é o suco natural preparado com frutas de baixas calorias como acerola, maracujá e limão. Os chás também são uma ótima alternativa que, além de quentes, não apresentam alta densidade de calorias. Contudo, lembre-se de adoçar essas bebidas não com açúcar, mas sim com adoçante.

Exercícios físicos

Com o fim do verão, muita gente vê o estímulo dos dias quentes e ensolarados ir embora e dar lugar ao sedentarismo, atitude avaliada como um erro pelo especialista. Manter o ritmo dos exercícios durante o ano inteiro é fundamental para conservar o equilíbrio do corpo e pode reduzir os níveis de ansiedade, fator que contribui para a ingestão em excesso dos alimentos. "Vista uma roupa adequada e, antes de qualquer treino, faça o aquecimento e o alongamento, medidas certeiras para o bom desempenho corporal", ressalta o Dr. José Eduardo Salles.
FONTE:  http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--162-20120330

Nenhum comentário:

Postar um comentário