José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Crescimento da obesidade infantil: um alerta aos pais!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Crescimento da obesidade infantil: um alerta aos pais!

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) alertam para o agravante cenário da obesidade no Brasil. E, quando se trata de obesidade infantil, os números são cada vez mais preocupantes: aproximadamente 15% das nossas crianças, na faixa etária entre os 5 a 9 anos, estão acima do peso. Estima-se ainda que na próxima década cerca de 60% da população brasileira será mais pesada do que deveria. “Um dos principais motivos para este cenário é a alimentação inadequada”, diz o Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria.
Para o pediatra, pais e cuidadores devem ficar atentos quanto a alimentação saudável das crianças, além do incentivo à prática do esporte. “Deve-se educar para uma boa alimentação desde a infância, cujos efeitos são essenciais para a saúde e o bem-estar ao longo da vida”, ressalta.
Mas a alimentação das crianças merece um ingrediente importante: exemplo e incentivo dos pais. “De nada adianta os pais quererem que seus filhos comam legumes, frutas e vegetais, se não tiverem o hábito de consumo destes alimentos. Para as crianças sentirem vontade em ingerir alimentos saudáveis é indispensável que elas sintam-se motivadas e, pais e mães são as principais fontes de incentivo, e exemplo, que elas possuem”.
Sylvio Renan complementa com algumas dicas práticas, que não são nada complicadas. “Leve seu filho junto para as compras no supermercado e mostre os alimentos saudáveis, suas propriedades nutritivas e como elas contribuem para o seu bom crescimento. Essa interação estimula a criança e faz com que ela se sinta com vontade de obter tudo que há de bom desses nutrientes apresentados”, ensina.
Autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses", o pediatra indica que os pais “brinquem” com o prato do seu filho, deixando-o colorido. O profissional explica que toda criança adora cor e isso também serve de estímulo, além de fazer da hora da refeição um momento mais descontraído. “Isso vale para receitas criativas também, em que os nutrientes são disfarçados em bolos e tortas. Primeiro ele experimenta, gosta e depois você diz do que é feito, comprovando que os alimentos saudáveis também são muito saborosos”.
Quanto aos alimentos considerados “proibidos”, como os sanduíches super calóricos das redes de junk food, os doces e os refrigerantes, o médico instrui que não é preciso privá-los totalmente, mesmo que seu filho esteja com sobrepeso ou obeso. “É o caso do valor calórico do pão e dos sanduíches prontos. Uma alternativa nestes casos é lançar mão de recheios menos gordurosos, como ricota, embutidos de aves, vegetais folhosos, tomate e queijo cottage”. ¹
“Podemos contrariar os prognósticos da obesidade no Brasil, com uma alimentação mais saudável e a conscientização da necessidade da prática esportiva desde a infância. Mas isto depende também muito do esforço de pais e responsáveis”, diz o pediatra.
FONTE: http://www.douradosnews.com.br/brasil-mundo/crescimento-da-obesidade-infantil-um-alerta-aos-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário