José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Crianças acima do peso têm mais dificuldade de praticar exercício físico

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Crianças acima do peso têm mais dificuldade de praticar exercício físico

Crianças acima do peso têm mais dificuldade de praticar exercício físico
Pesquisadores da USP estudam como o corpo das crianças reage ao impacto dos exercícios. O resultado mostra que o gordinho recebeu o dobro da carga nas articulações, comparando com o menino mais magro.


Crianças acima do peso têm mais dificuldade de praticar exercício físico.jpg

O desafio é grande: 90 dias para entrar na “Medidinha Certa”. Domingo passado, você conheceu João Vitor, Wilame e Isabella. Três crianças com hábitos nada saudáveis. O diagnóstico do pediatra foi um alerta.

Isabella está muito acima do peso. “O coração dela está trabalhando sobrecarregado”, diz o médico. O colesterol ruim de Wilame está acima do normal para a idade dele. O caso mais preocupante é o do João, que corre o risco de ficar diabético.

O professor de educação física Márcio Atalla está pronto para colocar a criançada nos eixos! Mas antes de começar, ele faz questão de esclarecer. “Aqui ninguém vai fazer dieta. A gente vai fazer escolhas inteligentes”, afirma Atalla.

Esse é o lema que vai acompanhar os personagens pelos próximos três meses. As três novas regras da alimentação vão ficar onde mora o perigo: na porta da geladeira. “Primeira coisa: você vai levar o lanche para a escola em vez de comprar”, orienta Atalla.

Além da alimentação equilibrada, o essencial para entrar na “Medidinha Certa” é sair do sofá. Muita gente acha que os gordinhos não são ativos por preguiça, mas no laboratório de biomecânica da Universidade de São Paulo (USP), dá para ver que não é bem assim.

“Na realidade, as pessoas que têm o peso menor, que são mais magras, têm uma grande vantagem na hora de praticar qualquer movimento”, explica Atalla.

Os pesquisadores da USP estudam como o corpo das crianças reage ao impacto dos exercícios. O resultado mostra que o gordinho recebeu o dobro da carga nas articulações, comparando com o menino mais magro, ou seja: para a criança acima do peso, é muito mais cansativo fazer atividade física e mais difícil perder calorias.

Com a orientação do Marcio Atalla, Isabella, Wilame e João Vitor estão prontos para suar a camisa. Wilame já pratica diversos esportes e nesse quesito está com a maior moral. Já a Isabella, que adora ficar na frente do computador, precisa de um empurrãozinho.

Em 2009, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, do IBGE, mediu peso e altura de quase 60 mil alunos do nono ano do Ensino Fundamental nos 26 estados e no Distrito Federal. O sobrepeso e a obesidade despontaram entre os principais problemas. Uma média de 7,2% de alunos obesos em cada capital. O maior índice ficou com Porto Alegre: dois em cada dez estudantes gaúchos, no universo da pesquisa, estavam acima do peso. A nutricionista Vânia Frantz explica que o frio inibe a prática de exercícios físicos.

Porto Alegre está levando a sério o combate à obesidade infantil. Em uma escola estadual que aparece na reportagem, os alunos passam por um check up regularmente e, na merenda, a preferência é por alimentos orgânicos e integrais. Para mudar a realidade, o envolvimento dos pais é fundamental.
FONTE: http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=1884

Nenhum comentário:

Postar um comentário