José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dê a seus filhos uma reeducação alimentar

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dê a seus filhos uma reeducação alimentar

Você pode incentivá-los a mudar os hábitos à mesa, entre outras medidas, para evitar a obesidade Tatiane Patron
Bolacha recheada, iogurte, chocolate e qualquer outro alimento industrializado, com açúcar, faziam parte do cardápio da estudante Giovanna de Oliveira Luna, 10 anos. Ao perceber que a filha estava engordando e tinha dificuldadede fazer uma refeição saudável, a dona de casa Ademilde Luna, 56, a levou ao pediatra. “Ele constatou que ela estava acima do peso e pediu para que eu a ajudasse a fazer uma mudança de hábitos”, conta Ademilde. “Aos poucos, fui cortando as besteiras e, hoje, ela come de três em três horas alimentos saudáveis, como frutas. Até leite desnatado minha filha passou a tomar.”
Com a mudança nos hábitos, Giovanna, que pesava 51 quilos, passou para 49. E continua de olho na balança. “Ela está entrando na puberdade, preocupa-se com a aparência, ficou mais vaidosa e, consequentemente, mais saudável”, conta a mãe.
Giovanna faz parte das estatísticas que preocupam especialistas no mundo todo e dão conta de que a obesidade infantil cresce assustadoramente, comprometendo muito cedo a sáude e a autoestima da população. No Brasil, 30% das crianças estão acima do peso ideal. Para saber se seu filho está com o peso adequado e saudável, o pediatra Antônio de Azevedo Barros Filho aconselha levá-lo ao especialista. “Cada pessoa tem um biotipo. É preciso analisar a altura,  a circunferência abdominal e a rotina da criança para ter certeza se ela está bem”, diz ele.

O médico concorda que a alimentação saudável deve ser um hábito praticado desde cedo. E que Giovanna está no caminho certo, fazendo a reeducação alimentar. “Aprendi a gostar de repolho e couve”, conta  a estudante. “E adoro quiabo com carne moída. Claro que ainda como doce, mas agora bem menos.”
Além da reeducação alimentar, a atividade física é importante no combate à obesidade infantil, lembra o pediatra Barros Filho. Com a tecnologia invadindo os lares, muitas crianças preferem ficar na frente do computador ou da televisão e, com isso, não se exercitam nem gastam energia.
Especialistas aconselham os pais a, desde cedo, estimularem nos filhos a prática de exercícios. Não precisa ser numa academia. Atividades e brincadeiras ao ar livre, em praças e parques, são suficientes. “Faço as aulas de educação física. Em casa, brinco com as minhas amigas”, conta a menina Giovanna.
Outro ponto que merece atenção  é que aparência gordinha pode ser sinônimo de desnutrição. Alimentos gordurosos e  açucarados não contêm vitaminas e proteínas, que são essenciais ao crescimento. E, ainda, o sono tem grande influência na obesidade. Criança que dorme mal tende a ficar ansiosa e ansiedade leva a comer mais. Ela  também fica cansada e não tem  ânimo para brincar.
FONTE: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/18142/De+a+seus+filhos+uma+reeducacao+alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário