José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Lanche nutritivo e avaliação física movimentam Semana de Saúde

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lanche nutritivo e avaliação física movimentam Semana de Saúde

As 17 escolas públicas de Maceió que participam da “Semana de Saúde na Escola” mobilizaram seus alunos nesta quarta-feira (11) com mais uma atividade diferenciada para reforçar as ações de combate à obesidade e estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Durante todo o dia, equipes de Saúde da Família e estagiários de Nutrição e Educação Física da Ufal, Estácio/FAL, Cesmac, Fits e Uncisal (Escola Técnica Valéria Hora), realizaram a avaliação do crescimento e desenvolvimento dos alunos, conferindo se o peso e a altura estava de acordo com a idade de cada um deles.
“Com essa atividade, o município poderá consolidar os dados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e estabelecer o perfil nutricional dos alunos das escolas participantes”, frisa Silvana Dias, coordenadora de Ações de Nutrição Alimentar, setor vinculado à Coordenação de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela lembrou que no caso de qualquer alteração, o aluno será encaminhado a uma unidade de saúde, para uma intervenção mais direta dos profissionais.
Definida pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – do qual fazem parte todos os programas da SMS e faculdades, além da Secretaria Municipal de Educação e das secretarias estaduais de Educação e de Saúde, tendo à frente a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da SMS – a programação do dia contou ainda com a degustação de mais um cardápio especial na merenda. Na Escola Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, por exemplo, foi servido um risoto de frango, com suco de caju e sobremesa de maçã.
“Achei que estava tudo muito gostoso. E também estou gostando de comer as frutas que as ‘tias’ têm dado para nós, por isso já pedi pra minha mãe comprar, lá em casa”, disse Diógenes Neves, de 10 anos, após deixar o prato limpo.
Acompanhado pela coordenadora do programa Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação, Edileuza Brandão, o nutricionista da Semed, Antônio Marcos Sampaio, explicou que o cardápio da merenda nas escolas já é voltado para o que estabelece a Resolução 38 do FNDE, que determina a disponibilização de alimentos com os nutrientes adequados, assim como o controle de sal e gorduras. Para ele, no entanto, a ação que vem sendo desenvolvida nas escolas tem ampliado a receptividade das crianças.
“Isso tem sido percebido, especialmente no consumo de frutas, que eles já começaram a trazer de casa”, afirma Antônio Marcos.
As ações da Semana se estendem até sexta-feira (13). Nesta quinta, a programação dará continuidade à avaliação antropométrica das crianças e adolescentes e, para encerrar, no dia seguinte, os alunos desfrutarão de um dia inteiro de atividades físicas.
FONTE: http://correiodobrasil.com.br/lanche-nutritivo-e-avaliacao-fisica-movimentam-semana-de-saude/429588/

Nenhum comentário:

Postar um comentário