José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesos sofrem preconceito ao utilizar transporte público no Rio

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Obesos sofrem preconceito ao utilizar transporte público no Rio

Obesa ônibus
Miriam Balbino ficou presa em roleta de ônibus quando voltava para casa

Publicidade
Mulheres com problemas de obesidade sofrem com o preconceito e humilhação quando precisam usar o transporte público. No mês passado, a dona de casa Miriam Balbino, que mora em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, ficou presa dentro de um coletivo. O motorista, ao invés de ajudá-la, debochou da mulher.


- Me senti envergonhada. Só porque sou gorda não posso andar de ônibus? É muito deboche, os motoristas são muito debochados. Na minha família quase todo mundo é obeso e a maioria usa transporte particular porque se sentem envergonhados de sair.

Em nota, a empresa de ônibus informou que analisou as imagens gravadas pelo sistema de segurança e que em momento algum Miriam aparece tentando passar pela roleta, portanto não teria com ter ficado presa. A empresa diz ainda que a roleta está dentro dos padrões do Detro e que o coletivo está legalizado quanto a acessibilidade junto ao Detran.

Este não é o primeiro caso em que obesos sofrem com a humilhação ao utilizar transporte público. Há cinco anos, a recepcionista Fernanda Oliveira ficou entalada em uma roleta de ônibus e foi obrigada a suportar o deboche dos passageiros e do motorista.

- Olha a baleia, a rolha de poço. O motorista ainda falou ‘que bom, vou mais cedo pra casa’. Ele não chamou o Corpo de Bombeiros, eu precisei chamar.

Fernanda conta que toda a humilhação ainda terminou com uma grave doença, potencializada pela pressão alta e diabetes.

- Por ser motivo de chacota, quando eu passava na rua e os outros se lembravam de mim, eu tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O caso foi parar na Justiça e a empresa de ônibus foi condenada a pagar para Fernanda uma indenização de R$ 12 mil.
FONTE: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/obesos-dizem-que-sofrem-preconceiro-quando-utilizam-transporte-publico-no-rio-20120404.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário