José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Desreguladores endócrinos respondem pelo aumento de casos de doenças no mundo

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Desreguladores endócrinos respondem pelo aumento de casos de doenças no mundo


A Agência Europeia do Ambiente (EEA) divulgou um relatório em que afirma que produtos domésticos, cosméticos, farmacêuticos e alimentares contêm desreguladores endócrinos (EDC) que podem estar causando um aumento significativo nos casos de diabetes, obesidade, cancro e infertilidade no mundo, avança o portal ISaúde.

Nas últimas décadas, a incidência de muitas doenças humanas e distúrbios incluindo cancro da mama, cancro da próstata, diabetes e infertilidade masculina tem aumentado significativamente e muitos cientistas acreditam que isso é devido ao aumento dos níveis de exposição a misturas que alteram o sistema endócrino do corpo e são encontradas em produtos químicos de uso generalizado.

O relatório também destaca que os EDCs afectam negativamente o desenvolvimento do cérebro, a reprodução e sistemas imunológico e metabólico. Estes efeitos são muitas vezes imperceptíveis durante vários anos ou décadas após a exposição.

"A pesquisa científica acumulada ao longo das últimas décadas mostra que a desregulação endócrina é um problema real, com graves repercussões na fauna e, possivelmente, nas pessoas. Seria prudente ter uma abordagem preventiva a muitos desses produtos químicos até que os seus efeitos sejam mais bem compreendidos", observa Jacqueline McGlade, directora executiva da EEA.

Mesmo que haja evidência suficiente de danos dos desreguladores endócrinos em alguns animais e em estudos de laboratório, a equipa afirma que é difícil demonstrar os efeitos desses produtos em seres humanos devido aos desafios de custo, duração e metodológico das pesquisas.

Ambos os seres humanos e animais podem ser expostos a EDC no meio ambiente, ou através de água ou da cadeia alimentar. De acordo com o relatório, há uma forte evidência de que a exposição à EDC causa problemas na tiróide, na reprodução, neurológicos e imunológicos em animais. Estes distúrbios e doenças foram também observados em aumento nas populações humanas.

Estudos anteriores mostraram uma associação entre EDC e doenças da tiróide. A incidência de cancro da tiróide aumentou 155% na França e 5% na Suíça, com jovens adultos, mulheres e crianças particularmente em risco.

De acordo com os investigadores, EDC pode influenciar no início precoce da puberdade em meninas e reduzir a qualidade do sémen em homens. O produto representa um factor de risco aceitável para cancro de mama, endometriose, miomas e síndrome dos ovários policísticos em mulheres.

O relatório mostra ainda que em quase todos os países desenvolvidos, a incidência de cancro da mama está a aumentar e isso deve-se principalmente ao estilo de vida e a exposições ambientais do que a factores genéticos específicos.

Para ler esta investigação na íntegra (em inglês), clique aqui. 

FONTE: http://www.pop.eu.com/news/7071/26/Desreguladores-endocrinos-respondem-pelo-aumento-de-casos-de-doencas-no-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário