José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Nova forma de tratamento para obesidade mórbida é uma evolução na medicina

terça-feira, 8 de maio de 2012

Nova forma de tratamento para obesidade mórbida é uma evolução na medicina

Fonte: Da Redação


Atualmente existem vários tratamentos para combater a obesidade. Entre eles é possível destacar o tratamento cirúrgico por videolaparoscopia, uma das recentes evoluções da medicina, permitindo internações mais curtas e retorno precoce do paciente às suas atividades.
 
A cirurgia bariátrica ou popularmente conhecida como redução do estômago, é hoje realizada por técnica minimamente invasiva, ou seja, são feitas quatro a seis incisões de 0,5 a 1,0 centímetro por onde passam a câmera de vídeo e as pinças cirúrgicas. Na cirurgia normal o corte chega a 20 centímetros no abdome do paciente.
 
O procedimento é indicado para pacientes que sejam obesos mórbidos quando falham as possibilidades de tratamento clínico. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo, doutor Cesar Giovani Conte, o procedimento está indicado para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual que 40 e para pacientes com IMC maior ou igual a 35 quando portadores de doenças associadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes e outras. O IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.
 
Para se fazer esse tratamento é necessário que o paciente seja avaliado cuidadosamente por uma equipe composta de cirurgião, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e cardiologista, além de estar consciente do procedimento e do pós-operatório. “Após a cirurgia é necessário que o paciente seja sempre acompanhado pela equipe multidisciplinar. Habitualmente, a perda de peso se dá de forma gradual e sustentada ao longo dos primeiros 12 a 18 meses” explica o doutor Cesar Conte.
 
Indica-se o procedimento cirúrgico habitualmente a partir dos 18 anos de idade, sendo que abaixo dessa idade somente casos selecionados e com o consentimento dos responsáveis são operados.
 
SERVIÇO
 
Como Calcular o IMC: Para calcular o IMC é necessário pegar o peso e dividir pela altura ao quadrado, como no exemplo:
IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5
Resultado
 Situação
Abaixo de 17 Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99 Peso Normal
Entre 25 e 29,99 Acima do peso
Entre 30 e 34,99 Obesidade I
Entre 35 e 39,99 Obesidade II (Severa
 
Serviço
 
O Instituto do Aparelho Digestivo está localizado na rua Alagoas, 700, São Francisco, em Campo Grande/MS.


FONTE: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=59472&edicao=1586

Nenhum comentário:

Postar um comentário